Leandro Navarro Santana
Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro
Anna Karolyna de Moraes Navarro
Este trabalho relata uma ação educativa do Programa Saúde na Escola (PSE) em Sidrolândia-MS, que promove a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes da rede pública. Criado em 2007 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o PSE busca incentivar cuidados integrais, cidadania e prevenção de doenças. O estudo analisou uma iniciativa no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Profª Michelle Maria Canejo”, realizada em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Diva Nantes e a equipe escolar. A ação utilizou atividades lúdicas e interativas para abordar temas como dengue, COVID-19, alimentação saudável e higiene das mãos, com o objetivo de engajar as crianças em práticas preventivas. Os resultados destacam a importância da intersetorialidade para o êxito das ações, mas também evidenciam desafios, como a necessidade de recursos didáticos e planejamento prévio. O estudo conclui que a articulação entre saúde e educação é essencial para potencializar os impactos do PSE, ampliando a promoção da saúde desde a infância.