Rosangela Vargas Cassola.
Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro.
RESUMO
Objetiva-se compreender o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua do Surdo. Mais especificamente, identificar e compreender os sentidos atribuídos pela professora regente e pela intérprete sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa na modalidade escrita, em um contexto inclusivo. A fim de alcançar nosso objetivo, optamos por desenvolver uma pesquisa crítica de colaboração. Para tanto, filmamos doze aulas de Língua Portuguesa na turma da qual fazia parte o aluno focal e seis sessões reflexivas de estudo com a professora regente, a intérprete e esta pesquisadora. Os dados foram registrados por meio de gravações em áudio e vídeo, e transcritos; para realizarmos a análise linguístico-discursiva, valemo-nos das categorias da análise da interação e dos tipos de perguntas. Como resultado, foi possível compreender que o processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa na modalidade escrita para o estudante Surdo, mediado pelo ensino do léxico, não promove o letramento.
PALAVRAS-CHAVE: Surdo; Língua Portuguesa; Libras.