DANIELLE LUZIA RAMOS DE MORAES NAVARRO;
Mestre em Ensino de História (ProfHistória/UEMS) e Graduada em Pedagogia (UNAES/Anhanguera). Especialista em Educação a Distância (UNIP). Especialista em Educação Especial (Ucamprominas).Formada em Psicopedagogia clínica e institucional (UNINTER). Formada em Neuropsicopedagogia (Ucamprominas). Graduanda em História. Pós-graduanda em Gestão Escolar. Coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da faculdade Prime;
ROSANGELA VARGAS CASSOLA
Formada em Pedagogia; Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2015).
Professora do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.
Este artigo aborda a Educação à Distância (EaD), caracterizada pela separação física entre professores e estudantes, facilitada por tecnologias de informação e comunicação. No Brasil, a EaD foi formalizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, com marcos subsequentes como os Referenciais de Qualidade para EaD e a criação da Universidade Aberta do Brasil em 2006, que impulsionaram a oferta de cursos nessa modalidade. O tutor desempenha um papel essencial na EaD, mediando entre estudantes, conhecimento e tecnologias educacionais, assumindo funções de orientação acadêmica e acompanhamento. A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) amplia as capacidades educacionais da EaD, permitindo novas práticas pedagógicas. A pesquisa foca na tutoria nos polos presenciais de Sidrolândia, analisando como ela é mediada por tecnologias e recursos midiáticos. Realizada entre fevereiro e agosto de 2011, a investigação utiliza abordagens bibliográficas e de campo, incluindo um estudo de caso, para compreender as necessidades dos acadêmicos e sugerir melhorias na tutoria para atender essas demandas crescentes por educação de qualidade.