TENSÕES E TRANSFORMAÇÕES: ENSINO DE HISTÓRIA, BNCC E O CASO DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE

DANIELLE LUZIA RAMOS DE MORAES NAVARRO

Mestre em Ensino de História (ProfHistória/UEMS) e Graduada em Pedagogia (UNAES/Anhanguera). Especialista em Educação a Distância (UNIP). Especialista em Educação Especial (Ucamprominas). Formada em Psicopedagogia clínica e institucional (UNINTER). Formada em Neuropsicopedagogia (Ucamprominas). Graduanda em História. Pós-graduanda em Gestão Escolar. Coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da faculdade Prime;

HIGOR BATISTELA  ZUNTA

Graduação em História pela Universidade Católica Dom Bosco (2016). Atualmente é secretario acadêmico da Faculdade Prime.

 

Este artigo examina a interação entre o ensino de história, a BNCC e o impacto do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), MS. Começando com uma visão histórica do ensino de história, foca-se na implementação da BNCC na Educação Infantil, destacando como influencia currículos locais. O CMCG é estudado como exemplo de instituição que combina rigor acadêmico com formação cívica, evidenciado por seu desempenho em competições nacionais e exames como o ENEM. Essa análise ilustra a integração entre teoria educacional e práticas locais, destacando o papel crucial das instituições na formação dos estudantes.

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